A importância do CRM para seu negócio
Conheça a importância de contar com um CRM eficiente em sua empresa, para que ela prospere e se torne uma referência de sucesso
Todo negócio, por mais promissor que seja, não vai conseguir prosperar sem clientes. Afinal, eles são a base de sustentação de qualquer empresa. Por isso, a adoção de estratégias eficientes de marketing digital para manter os clientes fiéis e, sobretudo, fazer o seu negócio ser a preferência deles na hora das compras, é essencial. E ter um CRM é uma excelente ideia. Fique conosco até o final da leitura que vamos te mostrar o que é e qual a importância dele para a sua empresa.
O que é CRM?
O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma importante estratégia bastante usada por milhares de empresas de diversos segmentos. O seu principal objetivo é criar uma relação saudável e, sobretudo, duradoura com toda a clientela de um negócio.
Na verdade, o CRM é um conjunto de práticas e tecnologias especialmente desenvolvidas e utilizadas por empresas de forma estratégica para que as interações com os clientes no dia a dia sejam as melhores possíveis. Ou seja, é preciso oferecer uma experiência extremamente agradável para o cliente, desde o primeiro contato, passando pelo fechamento do negócio e terminando no pós-venda.
Por que ter um CRM em minha empresa?
Essa resposta é muito simples. Sem clientes, nenhuma empresa no mercado sobrevive. Por isso, ter um CRM que ofereça um atendimento personalizado, exclusivo e diferenciado dos seus concorrentes, pode ajudar a fidelizar toda a sua clientela, além de conquistar outros novos. E isso é o sonho de todo empreendedor.
Pode não parecer, mas um atendimento memorável e que faça o cliente se sentir especial e não apenas um número, chega a ser até mais importante do que o preço do produto em si. Uma relação fortalecida e sólida com os clientes acontece com o auxílio do CRM, que faz parte do marketing digital. Dessa forma, não deixe de usar essa estratégia em sua empresa.
A importância de um bom relacionamento com os clientes
Agora que você sabe o que é CRM e por que a sua empresa deve adotá-lo, conheça os benefícios de manter um saudável relacionamento com todos os seus clientes:
- Maior possibilidade de aumentar o faturamento: talvez esse seja o principal motivo. Uma empresa que investe pesado nessa ferramenta tende a aumentar o seu faturamento, já que as vendas podem ser maiores, por causa da fidelização e do atendimento excepcional.
- Sua marca pode virar uma referência no mercado: já pensou a sua empresa se tornar a preferência dos clientes quando eles precisarem de algo? Isso pode se tornar uma realidade com um bom CRM.
- Maior visibilidade online: Por ser uma estratégia de marketing digital bastante eficiente e que traz resultados satisfatórios, o CRM também permite que o seu negócio ganhe um maior destaque nos meios digitais.
Métricas do CRM
Você já deve ter percebido que essa inovadora ferramenta traz diversos benefícios para a sua empresa. Conheça as suas principais métricas que podem ser acompanhadas individualmente ou em conjunto:
- Número de oportunidades de venda;
- Número de vendas realizadas na semana;
- Valor total vendido na semana;
- Taxa de conversão;
- Métricas unitárias referentes a cada vendedor;
- Número de oportunidades sem contrato recente;
- Motivos de perda da venda, dentre outras.
E aí? O que está esperando para implantar um moderno CRM em sua empresa e fazê-la decolar rumo ao sucesso? Essa estratégia de marketing digital pode fazer toda a diferença no dia a dia do seu negócio. Pode acreditar.