O que é o Marketing de Conteúdo como solução para negócios?

Uma empresa que tem como objetivo vender e lucrar, precisa antes atender a um cliente.   Para atender a um cliente, ela precisa entender o mercado e implementar ações, e por isso, ela precisa do Marketing.  Mas e o que é Marketing de Conteúdo, e qual solução ele propõe para os negócios?

O marketing tradicional tem como característica básica, a interrupção em busca da atenção do possível cliente.  Comerciais de TV, Outdoors, anúncios em jornais e revistas, são campanhas muito abrangentes,  de difícil mensuração e segmentação.

O Marketing de Conteúdo não utiliza a promoção direta da marca, ele engaja e faz crescer a rede de clientes, e potenciais clientes a longo prazo, porém com um resultado muito eficiente e duradouro, e  com baixo investimento financeiro. 

Assim como na vida, para conquistar a confiança de alguém, é preciso tempo e conteúdos que convertam a pessoa no entendimento de que algo de fato é confiável e agrega segurança.

A estratégia de Marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta de construção.  É preciso que ela seja entendida como mais uma das inúmeras estratégias de Marketing para aplicar ao seu negócio de acordo com os objetivos dele.  Isso significa que uma marca e uma estratégia, abrigam muitas possibilidades e o marketing de conteúdo é uma delas, talvez a mais importante porque se difunde com os outros pilares de um negócio.

O Marketing de conteúdo é mais que uma tendência de mercado, é uma estratégia de vendas erguida sob a permissão do cliente; porque nela se encontram elementos de seu interesse e desejo, solucionando sua dor, sua curiosidade, saciando suas buscas, envolvendo-o, e apresentando soluções para os seus problemas de forma prática, satisfatória e objetiva.

Por que o Marketing de Conteúdo?

O Marketing Digital e o consumidor moderno alinharam uma nova proposta, uma nova demanda de relação onde o Marketing de Permissão (outro nome para o marketing de conteúdo) passou a ser um poderoso protagonista.   

A internet está repleta de informações para tudo que é lado, e por essa razão, a qualidade da entrega precisa ser o mais importante.  Num “saco de Quantidades, se sobressai o grão da Qualidade”, ou seja, para ter visibilidade no meio desse emaranhado de ideias, a qualidade tem o poder de diferenciar e destacar a sua marca, arrastando todos os olhares até você!

 

Marketing de Conteúdo como solução para negócios

O consumidor moderno não quer mais ser incomodado, nem convencido, ele quer ser encantado!

 Pessoas gostam de fazer negócio com quem elas confiam, e a principal vantagem é a geração de valor da marca, a percepção positiva, que se desdobra, contudo, em engajamento e evangelização. 

O que saber antes de começar a sua estratégia de Conteúdo:

  • Tenha bem definido quem é esse público-alvo (Persona, Avatar); 
  • Produza o que o seu público precisa e busca;
  • Quais as ferramentas, e quais os canais de comunicação vou estar com esse cliente, construa e mantenha pontos de contato frequente.  Mas NUNCA concentre seu conteúdo somente numa única plataforma!
  • Mesmo que o seu cliente não conheça você e o seu produto, é pelo marketing de conteúdo que você tem a possibilidade de educá-lo, e de criar consciência nele.
  • Para as estratégias de atração produza conteúdo de qualidade, mantenha o foco na constância e não na quantidade.
  • Documente sua estratégia e metrifique tudo.  Sem análise, o trabalho todo não fará sentido.
  • Qualifique seus leads e produza conteúdo para cada um deles separadamente; de acordo com seus níveis de consciência e “temperatura”.  Um conteúdo errado na hora errada pode ser pior do que não fazê-lo, e afugentar o seu lead.

        Analise o desempenho do seu Conteúdo!

O que é o Marketing de Conteúdo como solução para negócios?Criar uma excelente estratégia e um conteúdo incrível, dessa forma, nada adianta, se tudo isso não for mensurado.  Entenda que um degrau de eficiência do Marketing digital abrange o fato de poder ser medido, quantificado e mensurado!

O consumidor mudou, e o mercado mudou; não faz sentido não se alinhar a essa condição, uma vez que a razão de existir de uma empresa, é fornecer uma entrega, um produto ou serviço, mas principalmente, algo nomeado de Valor!
O que quer entregar, e pra quem? Aonde quer chegar? 

Alcance clientes-seguidores, fiéis consumidores da sua entrega, e faça sentido para o Mercado. Fortaleça e nutra seu negócio através dessa entrega, e vc vai ver um exponencial resultado com mínimo esforço, quase nenhum custo, e por muito mais tempo.

 

Essa frase de Seth Godin a gente adora, e resume tudo:

       

 “As pessoas não compram bens ou serviços.

Elas compram relacionamentos, histórias e encanto!” 

 

 

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