Você já ouviu falar que é preciso produzir conteúdo digital para estar em conexão com seus potenciais clientes? Você precisa produzir conteúdo digital para o seu cliente? Com o marketing digital cada vez mais se faz necessário a aplicação de métricas e sistemas que possam tornar uma marca cada vez maior. Sim isso é perfeitamente possível!
Entretanto, quem está entrando neste mercado pela primeira vez acaba tendo dúvidas de como essas nomenclaturas funcionam e como elas podem ser essenciais. E de forma simples, um conteúdo digital é tudo aquilo que existe em formato digital.
Por isso, produzir um conteúdo digital eficiente é o segredo para atrair e engajar os consumidores, que cada vez mais estão conectados e em busca de informações das empresas, gerando resultados e essa interação entre os dois lados.
Mas, como fazer um conteúdo digital de qualidade? Que tipo de conteúdo digital você pode começar a aplicar na sua marca?
Conheça sobre o conteúdo digital eficiente
O Marketing de Conteúdo consegue auxiliar a pessoa em toda a jornada de compra, o que aumenta a confiança na empresa e facilita a decisão final. Nesse processo, a marca ainda conquista visibilidade e autoridade na internet, atraindo novos interessados.
Um Conteúdo digital serve para os mais diversos canais, como blog, redes sociais, e-mail marketing, anúncios, podcasts, entre outros. Todas essas plataformas centralizam os conteúdos produzidos e permitem que eles apareçam nas pesquisas. Assim, de forma orgânica, você consegue posicionar o seu texto no buscador e demonstrar sua autoridade no assunto. E com tudo isso, ainda estabelecer relações saudáveis com o seu cliente.
Como produzir um conteúdo digital de qualidade?
Bem, agora que você já sabe como funciona o conteúdo digital, saiba como criá-lo. A seguir alguns conceitos a considerar:
Conheça a sua persona
É importante esclarecer que a persona é um cliente ideal fictício da sua empresa, com seus interesses e comportamentos. Assim, você escreve pensando nela, como se fosse uma pessoa real, o que torna o conteúdo muito mais personalizado e eficiente.
Use palavras-chave no conteúdo
Para o buscador encontrar você, saiba a importância de usar palavras-chave. Um bom trabalho de SEO é fundamental!
Por mais que seja interessante para o público, publicar post atrás de post pode se tornar monótono. Conteúdo digital não se resume a textos — você também pode usar imagens, vídeos, infográficos e áudios, por exemplo, para diversificar os formatos e atrai mais interesse.
Seja uma referência no mercado
Atualmente, o que não falta na internet é conteúdo. Esse tipo de marketing se popularizou e cada vez mais empresas têm um blog. O problema é que tudo está muito parecido. Para diferenciar a sua empresa, dê um toque de personalidade nos seus conteúdos.
Formatos de conteúdos digitais
Saiba quais os tipos de conteúdos digitais, assim ficará mais fácil escolher a melhor opção, bem como aquela que se enquadra melhor ao estilo da sua marca e da sua mensagem:
- Software: O mercado de software é bastante conhecido pela maioria das pessoas, dessa forma, e com o advento dos smartphones surgiu também o conceito de Lojas de Aplicativos, para distribuir aplicativos diretamente nos celulares das pessoas.
- Vídeos: Atualmente usamos o streaming como o meio mais convencional de distribuição, isso porque não é necessário consumir espaço em disco, apenas banda de internet
- Áudios: hoje existem diversas plataformas de áudio que têm a função de produzir conteúdo digital, como o Spotify, Deezer, SuperPlay, Apple Music e Google Music. Basta apenas escolher aquela que melhor se adapta a sua marca
- Imagens: neste caso, o uso de imagens tem a função de mostrar a cara da sua empresa/marca, sempre fazendo uso de algumas plataformas para que ela se torne cada vez mais profissional, o que passa profissionalismo e interesse ao público alvo.
- E-books: Os e-books vieram para substituir os tradicionais livros, pois sua distribuição é bem mais barata, além de ser de mais fácil manuseio. Portanto, podem ser uma opção de conteúdo digital para a sua empresa.